Instituto Crescer lança projeto sobre inovação na sala de aula como apoio à Educação Remota

Com apoio da Microsoft, o programa traz entre os dias 28 de maio e 4 de junho webinars com especialistas em tecnologia educacional, além de vídeos tutoriais mostrando algumas funcionalidades do Office 365.


São Paulo, maio de 2020 – O Instituto Crescer, instituição que atua na área de educação em projetos voltados à formação de professores, acaba de lançar o projeto “Inovação na sala de aula: reflexões e recursos para a Educação Remota”. A iniciativa é gratuita e reúne cinco webinars que abordam formas de usar tecnologias digitais para o ensino a distância, além de mais dez vídeos, disponíveis no link (http://aka.ms/blog.edu), que mostram um passo a passo para a utilização de ferramentas online que viabilizam as atividades.

As apresentações ocorrerão entre os dias 28 de maio e 4 de junho, sempre às 10h. Elas serão mediadas pelo Prof. Ivan Pontelo, professor de Física licenciado pela UFMG, mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, com certificado internacional em Educação Inovadora pela Microsoft.

Cada webinar terá a participação de um especialista que vai abordar temas como ambientes virtuais no ensino, processos de aprendizagem e habilidades tecnológicas. Entre os nomes confirmados estão Dra. Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer; Profa. Andrea Baretto, professora de Equipe 2ª CRE- SME/RJ; Profa. Danielle Lima; professora de Língua Portuguesa da Escola CAMB; Prof. Decius Caldeira, professor de História do Colégio Santo Agostinho; e Marcia Padilha, consultora em projetos de educação e diretora do Programa Criamundi.

"Neste período de distanciamento social, escolas e universidades tiveram que rever currículo, metodologias, proposta de avaliação e formato da oferta, sendo necessário substituir as aulas presenciais por aulas totalmente a distância. Tem sido inúmeros os desafios, mas também vemos uma oportunidade de nos reinventarmos e testarmos o uso de ferramentas tecnológicas já disponíveis, estruturando novas formas de ensinar e os alunos aprenderem", destaca Luciana Allan.

Agenda

Como transformar aulas presenciais em aulas online com suporte dos recursos do Office 365

Data: quinta-feira, 28/05

Horário: às 10h

Link: https://aka.ms/AulasOnline0001

Profa. Andrea Baretto, Professora de Equipe 2ª CRE- SME/RJ, explicará como as ferramentas do Office 365 podem ser úteis aos professores para criarem suas aulas virtuais.

Extrapolando os muros da escola: criando ambientes virtuais de aprendizagem para diálogo com os alunos

Data: sexta-feira, 29/05

Horário: às 10h

Link: https://aka.ms/AmbientesVirtuais0001

Dra. Luciana Allan, Diretora Técnica do Instituto Crescer, demonstrará como o Teams pode se tornar a nova sala de aula virtual para alunos e professores e como podem trabalhar com projetos colaborativos online.

Portfólios digitais: promovendo o registro e memória do processo de aprendizagem dos alunos em ambientes online

Data: terça-feira, 02/06

Horário: às 10h

Link: https://aka.ms/PortfoliosDigitais0001

Marcia Padilha, Consultora em projetos de educação e diretora do Programa Criamundi, apresentará o OneNote como uma plataforma de cadernos digitais muito útil aos professores, para que possam gerenciar os cadernos de todos os alunos. E o Microsoft Teams como uma sala virtual para os estudantes.

Diálogos e reflexões virtuais como apoio aos processos de comunicação, expressão e leituras do cotidiano

Data: quarta-feira, 03/06

Horário: às 10h

Link: https://aka.ms/reunioesvirtuais0001

Profa. Danielle Lima, Professora de Língua Portuguesa da Escola CAMB, demonstrará como o Teams pode ser útil para permitir interações virtuais constantes e efetivas entre os alunos e professores.

Dar voz e vez aos alunos: como as tecnologias podem ajudar no desenvolvimento da autonomia, criatividade e habilidades tecnológicas?

Data: quinta-feira, 04/06

Horário: às 10h

Link: https://aka.ms/AutonomiaEstudantesMSTeams0001

Prof. Decius Caldeira, Professor de História do Colégio Santo Agostinho, abordará o tema da autonomia dos estudantes e as ferramentas digitais que podem suportá-los em seus processos criativos, como o Sway e Flipgrid.

Vídeos disponíveis pelo site: https://www.blogmicrosofteducacao.com.br/pt-br/blogmicrosofteducacao/2020/03/30/guia-aprendizagem-moderna/

- Conheça as ferramentas do Office 365 que podem te auxiliar com o ensino remoto.

- Guia de início rápido para começar a utilizar o Microsoft Teams como sua Sala de Aula Virtual.

- Crie cadernos digitais com o Onenote para acompanhar as atividades dos alunos.

- Faça do Teams um espaço para atribuir e avaliar tarefas online.

- Crie sites com o Sway para acompanhar as produções de uma turma de alunos.

- Gerencie notas de provas e trabalhos online com apoio do Excel e Teams.

- Grave videoaulas para seus alunos com apoio dos recursos multimídia disponíveis no Powerpoint e Teams.

- Estimule seus alunos a criar vídeos com o Flipgrid para divulgar o que aprenderam e suas descobertas.

- Faça reuniões online pelo Teams, para promover acesso à informação e debates com os alunos.

- O Forms como ferramenta para avaliação, diagnósticos e pesquisa de opinião online.

SOBRE O INSTITUTO CRESCER

O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Fundação Nestlé, Copersucar, Instituto Claro, Instituto CCR, Instituto EDP e Neoenergia.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA – INSTITUTO CRESCER

FirstCom Comunicação (www.firstcom.com.br)

Luis Claudio Allan (luisclaudio@firstcom.com.br)

Janaína Cavalheiri (janaina@firstcom.com.br)

Eduardo Mustafa (mustafa@firstcom.com.br)

Denise Oliveira (denise@firstcom.com.br) - (11) 97980-2382

Tel.: (11) 3034-4662 /4652

23 views