top of page

Instituto Crescer inicia 2ª edição da pesquisa APEI-50

Instituições de ensino públicas e privadas do Brasil ou de qualquer lugar do mundo podem participar da avaliação, em formato de questionário



O Instituto Crescer, instituição que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores, inicia nesta quinta-feira (22), a pesquisa APEI-50 - Avaliação das Práticas Educacionais Inovadoras, disponível online, de forma gratuita, em português, inglês e espanhol no endereço www.apei50.org.br. Qualquer escola de Educação Básica, pública ou particular, no Brasil ou em outros países, pode participar da pesquisa e responder a um questionário. Em seu segundo ano de avaliação, o estudo tem como objetivo mensurar o grau de inovação pedagógica nas escolas brasileiras.

Idealizado pela Diretora Técnica do Instituto Crescer, Dra. Luciana Allan, o projeto foi lançado em 2018 como parte das comemorações pelos dezoito anos da instituição. Desenvolvido de forma colaborativa, o estudo está alinhado a RRI (Responsible Research and Innovation – Pesquisa e Inovação Responsáveis), termo criado pela Comunidade Europeia, que tem como premissa que os agentes e representantes sociais trabalhem juntos durante todo o processo de pesquisa e inovação.

Em sua primeira edição, participaram mais de 15.000 professores, de 1200 escolas espalhadas pelo país. Para validação do programa, foram convidados acadêmicos, professores e profissionais especialistas em educação, que vêm acompanhando e participando de iniciativas que envolvem a promoção de instituições inovadoras apoiadas pelas tecnologias digitais.


De acordo com a diretora do Instituto Crescer, o índice APEI-50 é uma ferramenta para apoiar a gestão educacional em prol da inovação, capaz de auxiliar na criação de um plano de ação para investimentos em recursos tecnológicos e formação docente. “O APEI-50 busca contribuir com algumas reflexões importantes e também estimular as instituições de ensino a passarem pelo processo a partir de práticas mais estruturadas e menos subjetivas. Buscamos entender, por exemplo, se as tecnologias digitais estão sendo utilizadas de forma eficaz, contribuindo para que os alunos estejam envoltos em momentos de aprendizagem significativa e se a equipe docente tem as competências necessárias para se manter atualizada e conduzir atividades pedagógicas alinhadas ao perfil e às necessidades dos educandos”, explica Luciana Allan.


Estudo com 50 indicadores

O índice do estudo considera valores que variam entre 0 e 4 e que correspondem às categorias Emergente, Básico, Intermediário e Avançado, respectivamente. São 50 indicadores que permitem avaliar o quanto as escolas vêm inovando nas práticas pedagógicas, além de identificar pontos de melhoria no uso de tecnologias educacionais.

Esta avaliação está organizada em formato de questionário a ser respondido pelos professores das escolas interessadas. Os dados consolidados e analisados por um comitê formado por profissionais da instituição de ensino, a partir de parâmetros pré-estabelecidos, são subsídios para delinear um cenário de inovação, ressaltando os pontos fortes e aqueles que ainda merecem atenção. A partir daí, é possível decidir o que se quer melhorar com a utilização das tecnologias digitais e construir um plano de ação para avançar rumo a uma nova educação que faça mais sentido para os estudantes.


Business analytics

Uma novidade para esta edição é que, agora, o APEI-50 se encontra totalmente integrado ao BA2Edu, solução de Business Analytics especializado em Educação da empresa da CETACEO, que atua há vinte anos com soluções de TI para o setor de Educação. Com isso, o mapeamento das práticas educacionais inovadoras resultante da metodologia APEI-50 é apresentado de forma gráfica pelo BA2Edu, permitindo a análise em várias dimensões.

Exemplificando, o gestor de uma rede de ensino pode visualizar o desempenho da unidade escolar por Área do Conhecimento, por Nível de Ensino, por Turno, por Etapa, ou por qualquer outra dimensão de interesse. Todos esses dados podem ser analisados de forma consolidada, seja para uma rede de escolas como um todo, ou para cada unidade educacional.

Em uma versão premium, os resultados do APEI-50 podem ser georreferenciados e combinados com dados públicos, como o ENEM e com dados contidos no âmbito da própria Instituição, tais como: NPS (Net Promoter Score) e Avaliação Institucional. “A combinação desse rico conjunto de dados, submetido aos algoritmos do BA2Edu produz informações riquíssimas para a tomada de decisão. Além do diagnóstico (radiografia) da situação atual da Instituição, o BA2Edu permite a comparação com o passado e, por meio de seus algoritmos de Inteligência Artificial, apresenta também análises preditivas, ou seja, previsões do que acontecerá no futuro”, destaca o Prof. Dr. Fernando Micali, CEO da CETACEO.


Confira os resultados do primeiro ano da pesquisa APEI-50.




159 views0 comments
bottom of page