Instituto Crescer e Rede Salesiana Brasil de Escolas lançam Guia Crescer em Rede

Instituto Crescer e Rede Salesiana Brasil de Escolas lançam Guia Crescer em Rede para disseminar o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas


On-line e gratuito, documento orienta docentes a inovar na prática pedagógica por meio de novas estratégias didáticas aplicadas por professores da instituição


O Instituto Crescer e a Rede Salesiana Brasil de Escolas acabam de lançar o Guia Crescer em Rede- Volume V: Escrevendo novos capítulos na educação. A ação colaborativa tem o objetivo de orientar os docentes a inovar na prática pedagógica por meio do uso de tecnologias digitais e implementação de metodologias ativas.

Totalmente gratuito, o documento on-line traz novas estratégias didáticas apoiadas por tecnologias digitais, que foram aplicadas por professores da rede salesiana. O guia está organizado em dez encontros e a ideia é que, a cada um deles, os educadores tenham a oportunidade de refletir sobre uma ferramenta tecnológica, conheçam seus recursos básicos e criem estratégias didáticas para serem implementadas junto aos alunos.


"Não podemos esperar que todos se adaptem repentinamente a estes novos tempos, mas temos que, aos poucos, criar uma rede de colaboração para mostrar quais caminhos são possíveis, inclusive por meio da educação remota. É essa a proposta do Guia Crescer em Rede - Volume V. Com certeza, os educadores da Rede Salesiana nunca imaginaram que poderiam ter uma contribuição ainda maior, ao ter sua prática sistematizada e disseminada em um momento que precisamos de novas ideias", destaca a Dra. Luciana Allan, Diretora do Instituto Crescer, idealizadora e mentora do Guia.


Guias Crescer em Rede oferecem apoio à formação continuada de professores


O novo Volume é a segunda publicação de uma parceria iniciada em 2016, por meio da implantação do Programa Crescer em Rede na RSB-Escolas, que consiste na realização de encontros formativos nas 110 escolas salesianas, com a participação de mais de 2.500 educadores. Em 2017 e 2018, foram realizados Seminários Regionais Crescer em Rede, com a participação de gestores, professores e estudantes, com momentos formativos e oficinas conduzidas pelos próprios participantes.


Para a produção dos Guias IV e V, os docentes da Rede Salesiana de todas as regiões do país foram convidados a descrever algumas de suas práticas inovadoras em tecnologias educacionais digitais. “Esses professores-autores são muito gratos por esta oportunidade e reconhecem o quanto a divulgação de suas boas práticas pode contribuir para a formação de outros educadores brasileiros, que são convocados diariamente a serem protagonistas, formando estudantes autônomos para atuarem na transformação de realidades desafiadoras que se encontram neste país de dimensão continental”, explica a Irmã Adair Aparecida Sberga, Diretora Executiva da Rede Salesiana.


O quinto exemplar faz parte de uma série iniciada pelo Instituto Crescer em 2013. Além desta nova publicação, constam também uma edição especial e mais quatro volumes estruturados para contribuir com um repensar coletivo das estratégias de ensino e das práticas docentes de educadores de todo o país, a fim de melhorar a qualidade da educação e estimular o uso de tecnologias digitais.


“Olhando para o que outros países estão fazendo neste momento, e agora também no Brasil, vejo que temos um grande desafio, mas também uma grande oportunidade de avançar a passos largos, de uma forma nunca antes imaginada, promovendo um verdadeiro processo de disrupção na educação”, finaliza Luciana.


Os Guias Crescer em Rede estão disponíveis de forma gratuita no endereço http://www.cresceremrede.org.br/guia.php.




7 views0 comments