Instituto Crescer disponibiliza guia com atividades...

Instituto Crescer disponibiliza guia com atividades pedagógicas criativas que podem ser feitas em casa


Gratuito, Guia Oficinas em Rede traz atividades para serem desenvolvidas com estudantes entre 8 e 16 anos, utilizando materiais simples e que podem ser aplicadas por pais e professores



São Paulo, maio de 2020 – Com o objetivo de oferecer recursos que contribuam para o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais de crianças e jovens, o Instituto Crescer, instituição que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores, disponibiliza gratuitamente o Guia Oficinas em Rede.

O guia reúne um conjunto de oficinas pedagógicas que podem ser aplicadas junto à crianças de 8 a 12 anos e adolescentes de 13 a 16 anos, em qualquer contexto de aprendizagem. Com os estudantes em casa, devido às medidas de distanciamento social para combate ao coronavírus, as atividades funcionam como mais um recurso para a educação remota emergencial e podem ser aplicadas tanto por professores quanto pelos pais.

Planejadas para um período de 3 horas, com intervalo de 20 minutos, as oficinas propostas pelo guia utilizam recursos e materiais simples que podem ser encontrados em qualquer comunidade. Todas as atividades seguem a mesma sequência didática. Produzido sob licença Creative Commons, o conteúdo pode ser utilizado integralmente ou remixado, de acordo com os desafios e interesses pessoais de cada leitor ou de cada instituição, sem deixar de referenciar a autoria.

As oficinas podem ser aplicadas em diversos contextos de aprendizagem e essa flexibilidade é fundamental em um momento como agora. As atividades ajudam a desenvolver não só habilidades técnicas, mas também socioemocionais. Elas ajudam a engajar as crianças e adolescentes em atividades adequadas a cada uma delas, com o objetivo de facilitar e enriquecer o processo de aprendizagem, neste momento”, explica a Dra. Luciana Allan, diretora de Instituto Crescer.

Para a educação formal, o guia propõe atividades complementares ao trabalho que é feito em sala de aula. No contraturno, funciona como apoio ao projeto Mais Educação do Ministério da Educação. Já na educação informal, pode ser utilizado em atividades desenvolvidas por instituições do terceiro setor ou mesmo em ações de voluntariado. Neste momento, pode ser um recurso interessante para a educação remota.

SOBRE O INSTITUTO CRESCER

O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Fundação Nestlé, Copersucar, Instituto Claro, Instituto CCR, Instituto Votorantim e Neoenergia.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA – INSTITUTO CRESCER

FirstCom Comunicação (www.firstcom.com.br)

Luis Claudio Allan (luisclaudio@firstcom.com.br)

Janaína Cavalheiri (janaina@firstcom.com.br)

Eduardo Mustafa (mustafa@firstcom.com.br)

Denise Oliveira (denise@firstcom.com.br)

Tel.: (11) 3034-4662 /4652

26 views

Recent Posts

See All