top of page

Guias práticos do Instituto Crescer podem ser utilizados...

Guias práticos do Instituto Crescer podem ser utilizados em tempos de Coronavírus para ajudar escolas a adotar tecnologias educacionais


Materiais de apoio da instituição podem ajudar professores na utilização das novas tecnologias como ferramentas educacionais


Edições do Guia Crescer em Rede



São Paulo, março de 2020 - No Brasil, o avanço do Coronavírus já afeta diversos setores da economia e também a área de educação, forçando escolas e universidades a reverem suas metodologias de ensino. Em consequência, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que irá publicar uma portaria para permitir que escolas da educação básica substituam aulas presenciais por aulas a distância por um período de 30 dias, que poderá ser prorrogado.


A fim de contribuir com melhores práticas de ensino diante do cenário atual, o Instituto Crescer, instituição que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores, disponibiliza diversos materiais que ajudam os docentes na utilização das novas tecnologias como ferramentas educacionais, como o programa Crescer em Rede, cujos guias podem ser baixados gratuitamente.


Com cinco edições disponíveis gratuitamente para download, os Guias Crescer em Rede foram estruturados para contribuir com um repensar coletivo das estratégias de ensino e das práticas docentes de professores de todo o país, a fim de melhorar a qualidade da educação e estimular o uso de tecnologias digitais.


Os guias estão organizados em 10 a 12 encontros. A ideia é que, a cada encontro, os professores tenham a oportunidade de refletir sobre uma ferramenta tecnológica, conheçam seus recursos básicos e planejem estratégias de trabalho junto aos alunos.


“Muitas plataformas abertas estão disponíveis e podem ser utilizadas para aulas virtuais, como o Microsoft Office 365, o Google Classroom, o Trello e tantos outros softwares direcionados para organizar reuniões, no caso aulas, fazer upload e download de arquivos, gravar vídeos ou áudios, criar grupos, fazer pesquisas, produzir jogos e várias outras atividades que permitirão criar novos formatos de ensino e aprendizagem online. Nossos guias são ótimas ferramentas para orientar pais e professores a usar estes recursos”, destaca Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer e idealizadora dos Guias.


Todos os Guias Crescer em Rede estão disponíveis de forma gratuita no endereço www.cresceremrede.org.br/guia.php. “Esperamos que as escolas ou instituições que trabalhem com educação aproveitem o material para criar oportunidades de aprendizagem significativa para crianças e adolescentes brasileiros, que, mais críticos e participativos, poderão ajudar a construir um Brasil melhor", finaliza Luciana.

SOBRE O INSTITUTO CRESCER

O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Fundação Nestlé, Copersucar, Instituto Claro, Instituto CCR, Instituto Votorantim e Neoenergia.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA – INSTITUTO CRESCER

FirstCom Comunicação (www.firstcom.com.br)

Luis Claudio Allan (luisclaudio@firstcom.com.br)

Janaína Cavalheiri (janaina@firstcom.com.br)

Eduardo Mustafa (mustafa@firstcom.com.br)

Denise Oliveira (denise@firstcom.com.br)

Tel.: (11) 3034-4662 /4652

90 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page